Ponte Rio-Niterói ao Vivo

Se o vídeo não carregar acesse o boletim online

 

O CCT concentra todas as operações da rodovia. Diante de um painel de Vídeo Wall, os controladores monitoram o fluxo de veículos e tudo o que acontece nas pistas, por meio das imagens de 25 câmeras de um circuito fechado de TV (CFTV) espalhadas ao longo da Ponte e seus acessos.

Inaugurada em 1974, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, é uma das maiores pontes do mundo, com seus 13 quilômetros de extensão e até 72 metros de altura no trecho do vão central.

É a principal ligação da capital com Niterói e o interior do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo o polo turístico da Região dos Lagos, também conhecida como a Costa do Sol.

Com fluxo médio de 144 mil veículos por dia, que transportam mais de 300 mil pessoas, a ponte beneficia o intercâmbio comercial da região, facilita o escoamento da produção regional e contribui para o desenvolvimento turístico do Estado.

A Ponte Rio-Niterói é uma construção superlativa: a maior ponte do Hemisfério Sul; o maior vão em viga reta contínua do mundo, o vão central de 300 metros de comprimento; a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em suas estruturas; uma das três maiores pontes do mundo em volume espacial, a relação entre o comprimento, a largura e a altura das estruturas - desde as fundações cravadas na rocha no fundo da baía, aos gigantescos pilares e a superestrutura (tabuleiro) por onde passa a rodovia.

Para se ter uma idéia das inovações introduzidas na Ponte, somente os projetos do pavimento de concreto do vão central e do monitoramento das estruturas de concreto já foram apresentados na Conferência Internacional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), no American Concrete Institute, na Associação Brasileira dos DERs, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, no National Highway Institute de Pequim, China; no IABSE - International Association for Bridge and Structure Engineering, em Seul, Coréia do Sul; no International Joints and Bearings Association, em Halifax, Canadá.

A Ponte também recebe frequentemente visitas técnicas internacionais. Nos últimos anos vieram técnicos do Peru, México, República Dominicana, Equador, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, República do Congo, África do Sul e China.

 

Acesse as informações sobre o IPVA de 24 Estados digitando ipva.in no seu navegador.

 

> Ver mais Áudio e Vídeo

 

  Compartilhar

 

Envie para um amigo!

 

Volta