O Padre Responde:

 

I - O que a Bíblia fala da virgindade de Maria?

 

Vou responder esta pergunta laconicamente.

Que Maria fosse virgem antes de conceber ninguém duvida (Cf Lc 1, 34-35; Mt 1, 18-19). Todavia, há um texto de Mateus que diz: “Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus”. (Cf. Mt 1, 24-25)

Mateus tem uma preocupação central nesse episódio: mostrar o modo extraordinário como Jesus foi concebido.

A tradição Católica posterior afirma e defende a virgindade de Maria também após o parto. Desonrar Maria é desonrar o próprio Deus que a escolheu. Não amar Maria é rejeitar o seu Filho, para o qual ela pediu a nossa obediência.

Foi assim que eu aprendi a rezar, quando ainda muito pequenino: “O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E ela concebeu do Espírito Santo ... É isto que eu creio e é isto que ensino em nome de minha fé e da Fé da Igreja.

 

II - Se Jesus nasceu em Belém, por que se diz Jesus de Nazaré?

 

A proximidade do Natal é ocasião propícia para respondermos a esta pergunta, que na verdade, eu nunca tinha parado para pensar sobre este fato.

Eu vou responder esta curiosa pergunta, desta vez, com a Bíblia Sagrada na mão. O nascimento de Jesus, em Belém, para onde São José e Nossa Senhora foram alistar-se é atestado pelo Evangelho de São Mateus (Cf 2,1), como cumprimento de uma profecia do Profeta Miquéias (Cf. Mt 2, 5-6 ; Mq 5,1).

No entanto, Jesus é chamado “O Nazareno” (Cf Mc 14, 67; 16,6; Jo 18,5). Por que será ? São duas as razões. A primeira se deve ao fato de que sua mãe, Maria, era natural de Nazaré. Como é mesmo que nós cantamos ? “Maria de Nazaré, Maria me cativou ...” e em Nazaré, Jesus passou a maior parte de sua vida, desde a volta do Egito até transferir-se para cafarnaum, no início de sua vida pública (Cf Mt 2, 19-23; 4,13). A segunda, é que, com freqüência, até hoje, os filhos menores tem a naturalidade e o domicílio do lugar onde seus pais moram. Como São José e Nossa Senhora morassem em Nazaré durante a menoridade do filho, Jesus ficou conhecido como Nazareno.

 

Fonte de pesquisa: Sagrada Escritura

 

> Ver mais em Religião

 

Compartilhe

 

 

 

 

 

 

 

free counters