Pastoral Familiar

 

Casamento na Igreja Apostólica Romana

  (Algumas Sugestões Para Uma Boa Celebração)

 

O sonho de todas as noivas é casarem na Igreja, e o casamento católico é o mais celebrado no Brasil, portanto para aqueles noivos que querem casar na Igreja Católica, devem observar certas normas exigidas pela Igreja conforme iremos descrever abaixo:

Primeiramente procurem a igreja onde pretendem casar com certa antecedência, pois assim estarão garantindo o dia, o mês e a hora que querem casar.

Terão que fazer o curso preparatório de noivos, pois terão que apresentar o certificado de conclusão do mesmo, quando forem dar entrada nos documentos para o casamento, e estes documentos são: Batistério ou certidão de batismo de onde foram batizados, protocolo do processo do casamento civil, e ou certidão de casamento (se já estão casados no civil), sem este processo ou certidão do civil, a Igreja não realiza o casamento. Apresentar autorização dos pais ou responsáveis, no caso de menores de 21 anos. Se forem viúvo (s) apresentar certidão de óbito (s) do (s). Lembrem-se. Todos este documentos deverão dar entrada na paróquia no mínimo três meses antes da data do casamento, pois a igreja irá afixar no lugar próprio os proclamas do casamento, e ali deverá permanecer durante os três meses que antecede o casamento, para que todos tomem conhecimento e, se não houver alguma objeção a cerimônia será realizada.

Também devem escolher as leituras bíblicas para a liturgia da Palavra, estas podendo ser lidas pelos parentes e ou amigos e também pela equipe de acolhida da cerimônia. Somente dois casais de padrinhos irão assinar como testemunha, e é bom que os mesmos saibam também com antecedência para que não haja tumulto durante a cerimônia.

Para o ritual da entrada é bom que obedeça ao cortejo da seguinte maneira: o noivo com a sua mãe do lado esquerdo; pai do noivo com a mãe da noiva; um casal de padrinhos do noivo; um casal de padrinhos da noiva, assim sucessivamente até acabarem todos os casais de padrinhos. O pai do noivo fica com a mãe da noiva até a chegada do pai da noiva ao altar. As damas e pagens entram ao som de uma música escolhida e um ou outro levam as alianças em uma almofadinha. Quando todos estiverem no altar a porta principal se fecha. A porta só abrirá ao toque da marcha nupcial e este é um momento muito emocionante no casamento católico, a noiva é conduzida por seu pai, e o noivo vai ao seu encontro, cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão e em seguida beija a noiva suavemente no rosto e lhe dá seu braço esquerdo, indo até ao altar.

Durante a cerimônia fica a critério dos noivos de receberem ou não a comunhão, após a troca das alianças, há a benção de todos sobre os noivos, e depois que o padre os declara marido e mulher diante das leis de Deus, os noivos se beijam e cumprimentam os pais.

Na saída o noivo dá o braço à noiva, sendo seguido pelas damas e pagens e, depois pelos pais e padrinhos. Então pela primeira vez o casal se abraça não como noivos, mas como marido e mulher.

Nota Importante: o que não pode acontecer mais, é o atraso abusivo da noiva, pois é muito constrangedor para toda assembléia e principalmente para o padre que irá abençoar o Sacramento do Matrimônio.

Por hoje é só. Fiquem com Deus, pois estamos com Ele.

 

> Ver mais em Religião

 

Compartilhe

 

 

 

 

Flag Counter