O padre responde

 

O que significa encarnação?

 

Retomando a expressão do evangelista São João "O Verbo se fez carne" (Jo 1,14), a Igreja denomina Encarnação o fato de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação.

"Encarnação" significa que a segunda Pessoa Divina, que é o Filho, nascido do Pai antes de todos os séculos, isto é na eternidade, a certa altura uniu a Si a natureza humana, e assim, sem deixar de ser Deus, tornou-Se também homem.
Em Jesus Cristo temos a única Pessoa do Filho, o Verbo, que tem duas naturezas: a natureza divina, que possui desde a eternidade, e a natureza humana, que começou a possuir a partir do movimento da Encarnação.

Na Carta aos Filipenses está escrito: "Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Ele tinha a condição divina, e não considerou o seu igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até à morte, e morte de cruz" (Cf Fl 2, 5-8).

A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã. Diz São João em sua Primeira Epístola: "Todo aquele que professa que Jesus Cristo se encarnou é de Deus" (Cf 1Jo 4,2). Esta é a alegre convicção da Igreja desde o princípio do cristianismo.

 

> Ver mais em Religião

 

Compartilhe

 

 

 

 

Flag Counter